Resumo

Introdução:
A monitorização do crescimento pode ser considerada como um dos mais importantes indicadores quanto à qualidade de vida de um país, ou a extensão das distorções existentes em uma mesma população em seus diferentes subgrupos (SILVA, 2005).

Objetivo:
Verificar o período do estirão de crescimento de crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos de idade praticantes de aula de Educação Física.

Métodos e resultados:
Foram avaliadas 11 crianças (6 meninas e 5 meninos) no período de 2006 a 2011 de uma escola privada do ensino fundamental da cidade de Ouro Preto - MG, sendo realizadas duas medidas por ano (março e novembro). Todas as crianças eram freqüentes nas aulas de Educação Física, que aconteceram duas vezes por semana. As avaliações consistiram na realização das seguintes medidas: massa corporal, estatura e as dobras cutâneas tricipital e subscapular. Contudo, Para verificação do período do estirão de crescimento foi considerado a medida da estatura (cm). A amostra estudada apresentou um crescimento significativo em todos os anos analisados, exceto no ano de 2009.

Conclusão:
O indicativo de crescimento significativo da estatura ocorreu no período entre 2006 e 2010, evidenciando o estirão de crescimento.