Resumo

Introdução: O crescimento do esporte e da indústria esportiva em todo mundo é fator estimulador para o desenvolvimento econômico, social e cultural de uma sociedade. Este estudo abordou a temática da estratégia de patrocínio no esporte. Objetivos: Teve como objetivos caracterizá-lo no Brasil nos últimos anos, analisar sua influência no desenvolvimento do esporte no Brasil, verificar quais os resultados desse investimento e um estudo de caso sobre o patrocínio do esporte no município de Piracicaba, especificamente no E.C. XV de Novembro de Piracicaba. Metodologia: Foram coletadas informações documentais de fontes históricas do município e do Acervo Rocha Netto. Foi realizada entrevista em profundidade com profissional do esporte do município. As informações foram analisadas de forma sistemática, relatando os diferentes períodos do patrocínio do clube. Resultados: Os resultados indicam que a parceria é fundamental para o clube estudado. Embora de caráter exploratório, o estudo contribui para o entendimento da dinâmica de funcionamento da estratégia de patrocínio do esporte.