Estratégia inclusiva para o processo de ensino-aprendizagem do futebol em um sujeito com TDAH Estudo de caso
Por Christian Andrés Castro Rueda (Autor), Trânsito de Menacho (Autor), Fabian Andrés Contreras Jauregui (Autor), Giceya de Caridade Maqueira Caraballo (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 29, n 321, 2025.
Resumo
Esta pesquisa se concentrou na participação de uma criança diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em treinamento de futebol, utilizando uma estratégia inclusiva para melhorar sua experiência. O objetivo foi implementar uma estratégia inclusiva para apoiar o processo de ensino-aprendizagem do futebol em um sujeito com TDAH. Métodos específicos foram adaptados para ensinar futebol a crianças com essa condição, dada a dificuldade que elas apresentam em manter a atenção e controlar a impulsividade, o que pode afetar seu aprendizado técnico e desempenho atlético. Trabalhamos com uma criança diagnosticada com precisão, com limitações óbvias na compreensão de instruções e no desenvolvimento de habilidades técnicas no futebol devido à sua falta de concentração e impulsividade. A questão central era como uma estratégia inclusiva pode melhorar o processo de aprendizagem neste esporte. O resultado deste trabalho foi um plano de atividades que incluiu sessões curtas, instruções claras e suporte individualizado para maximizar a participação e o aprendizado. Os resultados demonstraram a eficácia das atividades de aprendizagem do futebol e também demonstraram a promoção da inclusão de crianças com TDAH em atividades esportivas e sociais.
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