Estratégias de aprendizagem em educação física na direção do desenvolvimento profissional inovador de professores: Estarão as comunidades de prática a ser romantizadas? Uma revisão narrativa.
Por Carla Valério Fernandes (Autor), Cláudio Farias (Autor), Isabel Mesquita (Autor).
Resumo
Os professores de educação física, em todos os seus níveis de desenvolvimento de carreira vivenciam processos complexos de aprendizagem profissional. Além disso, as políticas educativas avançaram para uma aprendizagem centrada no aluno, o que amplifica a densidade do desenvolvimento profissional do professor. As comunidades de prática têm sido mencionadas na literatura como uma estratégia de aprendizagem para o desenvolvimento profissional e inovação pedagógica com capacidade de promover mudanças educativas. Por este motivo, a presente revisão narrativa tem como objetivo relatar estudos específicos sobre como as comunidades de prática funcionam enquanto estratégia de aprendizagem de professores com vista à implementação de práticas pedagógicas inovadoras. Em primeiro lugar, apresentamos o os conceitos teóricos utilizados no campo das comunidades de prática. Em segundo lugar, apresentamos uma análise dos benefícios das comunidades de prática e desafios que as mesmas representam, bem como a literatura sobre o desenvolvimento de professores educadores e o de professores estagiários dentro de um contexto de programa de formação de professores de educação física e ainda, como as comunidades de prática são usadas como uma estratégia de aprendizagem para abordagens centradas no aluno foram apresentados. Além disso, o artigo oferece possibilidades para pesquisas futuras. Concluindo, reconhece-se a necessidade de efetuar investigação adicional sobre as transformações ocorridas dentro de uma comunidade de prática e/ou relatar os principais desafios enfrentados pelos membros aquando do seu envolvimento, especialmente em programa de formação de professores de educação física.