Resumo

O coping é o modo que o atleta lida com o estresse por meio de recursos cognitivos e atitudinais. Este fenômeno apresenta domínios focados nos problemas (solução do problema em si), nas emoções funcionais (lidar com as emoções ocasionadas pelo estresse) e emoções disfuncionais (evitar ou manter distância comportamental ou cognitiva do problema). Nesse sentido, as modalidades esportivas universitárias apresentam demandas singulares que podem causar elevados níveis de estresse nos atletas, resultando na utilização das estratégias de coping. OBJETIVO: Investigar o efeito da variável modalidade esportiva na utilização das estratégias de coping em atletas universitários. MÉTODOS: Participaram do estudo 117 atletas de ambos os sexos (72 homens e 45 mulheres), com média de idade de 22,4±3,5 anos. Os atletas participaram da etapa regional do Rio Guamá da Superliga Universitária do Pará. Todos eram praticantes de modalidades coletivas: 54 de futsal, 26 de handebol e 34 de voleibol. Todos estavam matriculados em instituições públicas de ensino superior do Estado do Pará. Os participantes responderam o questionário Brief COPE, versão reduzida e adaptada do COPE Inventory. O Brief COPE contém 28 itens referentes a 14 subescalas e três domínios, com respostas variando de 0 (Nunca fiz isto) a 4 (Faço sempre isto). RESULTADOS: Foi encontrada diferença de utilização de coping referente à subescala desinvestimento comportamental no domínio com foco nas emoções disfuncionais, em que os atletas de voleibol utilizaram essa estratégia com mais frequência quando comparados aos atletas de futsal. CONCLUSÃO: Os atletas de voleibol utilizaram com mais frequência a estratégia de desinvestimento emocional em comparação aos atletas de futsal. Com isso, deixam de se esforçar ou desistem dos seus objetivos devido ao agente estressor. Por se tratar de uma estratégia associada ao domínio com foco nas emoções disfuncionais, torna-se oportuno que as comissões técnicas do voleibol universitário incentivem o uso das estratégias associadas ao domínio com foco na resolução de problemas e nas emoções funcionais.

Acessar