Resumo

O presente trabalho tem por finalidade demonstrar que podemos construir e realizar atividades físicas de aventura na natureza no contexto escolar, sem que seja necessário ser um esportista da área, mas com conhecimentos teóricos valendo-se especialmente do uso de materiais alternativos e conhecimentos pedagógicos aplicados ao tema.em uma escola particular da cidade de Campinas-SP. Metodologia: Construção de uma proposta metodológica através de educativos relacionados às atividades físicas de aventura na natureza, com a finalidade de despertar o interesse das crianças para este novo campo de atuação do professor de Educação Física. Para a realização da pesquisa na escola foi aplicado o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), junto a direção do colégio e devidamente aprovado antes do início da aplicação da pesquisa e da coleta de dados. Resultados: Desenvolvimento de educativos através de uma Abordagem lúdica e pedagógica para o ensino de algumas modalidades selecionadas como a Escalada Esportiva por exemplo, a fim de avaliarmos a expectativa dos alunos em relação às atividades, bem como contribuir para que os educadores possam vir a implementar tais possibilidades de prática como conteúdo das aulas na escola. Nas atividades práticas percebeu-se o envolvimento dos alunos de modo que a interação e a socialização entre todos foi alcançada com sucesso, motivando e despertando o interesse por ser algo novo e desafiador. Conclusões: Percebemos que é perfeitamente possível realizar a inserção das atividades físicas de aventura na escola de forma prazerosa e segura, através do desenvolvimento de educativos capazes de ampliar o repertorio motor das crianças trabalhando constantemente a lateralidade, o equilíbrio, a noção corporal e especialmente a relação espaço/tempo.

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