Resumo
A história da Educação Física foi marcada por polêmicas e divergências conceituais, epistemológicas e filosóficas no que tange a definição de seu campo de conhecimento. Tal fato pode ser percebido tanto nas pesquisas, como na formação dos professores e respectiva atuação destes nos diferentes contextos profissionais. A despeito das divergências, podemos dizer que a Educação Física estuda e atua sobre o ser humano, cuja compreensão extrapola os limites do biológico. Neste sentido, tem sido cada vez mais urgente pensar e discutir a formação do professor de Educação Física, especialmente no que tange à atuação na área da saúde, na medida em esta vem destoando da demanda imposta pelos serviços públicos de saúde, priorizando os componentes biológicos e epidemiológicos da saúde em detrimento dos determinantes sociais da saúde/doença. Em virtude deste descompasso, nosso objetivo com este estudo foi apresentar estratégias de ensino que contribuam com o processo de formação do professor de Educação Física, visando o desenvolvimento de ações de Promoção da Saúde no âmbito da Saúde Pública. A pesquisa, de abordagem qualitativa e características etnográficas, realizou-se no Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense (IEF/UFF) e utilizou como instrumentos de investigação a análise documental, a observação participante e a análise temática do conteúdo das narrativas colhidas durante as práticas pedagógicas aplicadas. Os resultados estão apresentados sob a forma de coletânea de artigos de práticas pedagógicas de educação formal e não formal, no sentido de promover a ampliação do debate sobre saúde. As práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo deste estudo colaboraram de maneira especial com o fortalecimento da formação dos professores de Educação Física do IEF/UFF, visando a sua atuação na Saúde Pública, bem como trouxeram contribuições importantes para aqueles que nos apoiaram neste caminho.