Estratégias de fortalecimento do engajamento comunitário nas escolas do município do rio de janeiro no contexto da pandemia de covid-19
Por Renata Veloso Vasconcelos de Andrade (Autor), Monica Melo (Autor), Giannina do Espírito-Santo (Autor), Elizabete Alves (Autor), Tania Araújo-Jorge (Autor), Luciana Ribeiro Garzoni (Autor).
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre a construção de estratégias de fortalecimento do engajamento comunitário nas escolas para a mitigação dos riscos de transmissão da COVID-19, de meados de 2020 até fevereiro de 2021. As estratégias foram elaboradas a partir da integração do PSE Carioca com o Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, culminando na instituição dos Comitês Locais de Saúde e Ambiente Escolar (CLSAEs) enquanto política pública da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. De acordo com a experiência relatada, ressaltamos a relevância dos CLSAEs, em contexto de pandemia, como estratégia de vigilância em saúde escolar e de engajamento comunitário para produção do cuidado integral à saúde, defesa sanitária do território, da vida e do SUS.