Estratégias de marketing para manter e captar clientes durante a pandemia da covid-19 em academias de Ribeirão Preto, Sp, Brasil
Por Rodrigo Magro Soares (Autor), Átila Alexandre Trapé (Autor), Gabriel Peinado Costa (Autor).
Resumo
Em 2019, o Brasil foi o terceiro colocado no ranking mundial em faturamento de serviços fitness. Apesar dos altos valores movimentados por esse mercado, o Diagnóstico Nacional do Esporte de 2015, apontou que 45,9% da população brasileira com idade acima de 15 anos era classificada como inativa fisicamente, sendo utilizado o critério de prática de esporte ou atividade física no tempo livre para esta classificação. Mesmo com as iniquidades presentes em nosso país e entendendo que muitas vezes praticar atividade física não é uma questão de escolha, devido à falta de condições básicas de vida, ainda assim observa-se uma parte da população que pode ser alvo de ações do mercado fitness. Com a pandemia da Covid-19, além dos números alarmantes sobre doenças relacionadas à inatividade física, houve desafios e quedas no faturamento no mercado fitness. Com isto, as academias foram forçadas a passar por um processo de mudança e adotar novas estratégias de gestão e marketing para se manterem no mercado diante deste novo contexto. Objetivo: Identificar as estratégias de marketing esportivo utilizadas por gestores(as) de academias de Ribeirão Preto/SP para manter e captar novos clientes durante a pandemia da Covid-19. Método: Realizou-se um estudo qualitativo por meio de entrevista online semiestruturada – com seis gestores(as) de academias que atuaram durante a pandemia da Covid-19 (de março/2020 a outubro/2021) – realizada por meio da ferramenta Google Meet, gravadas para serem transcritas e analisadas posteriormente, por meio da análise de conteúdo temática. Realizou-se contatos com academias de diferentes portes e localizações em Ribeirão Preto/SP. Após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, realizou-se a entrevista. Os(as) participantes deste estudo foram tratados(as) de forma anônima, classificando-os(as) como: G1, G2, G3, G4, G5 e G6. Principais Resultados: Identificou-se estratégias em comum, utilizadas pelos(as) seis gestores(as) entrevistados. (1) Segurança e limpeza da academia como marketing: “Usamos desinfetante hospitalar e alguns clientes perguntam o que é, como é feito a limpeza com ele. O pessoal é bem preocupado e em relação a máscara também.