Resumo

Em 2019, o Brasil foi o terceiro colocado no ranking mundial em faturamento de serviços fitness. Apesar dos altos valores movimentados por esse mercado, o Diagnóstico Nacional do Esporte de 2015, apontou que 45,9% da população brasileira com idade acima de 15 anos era classificada como inativa fisicamente, sendo utilizado o critério de prática de esporte ou atividade física no tempo livre para esta classificação. Mesmo com as iniquidades presentes em nosso país e entendendo que muitas vezes praticar atividade física não é uma questão de escolha, devido à falta de condições básicas de vida, ainda assim observa-se uma parte da população que pode ser alvo de ações do mercado fitness. Com a pandemia da Covid-19, além dos números alarmantes sobre doenças relacionadas à inatividade física, houve desafios e quedas no faturamento no mercado fitness. Com isto, as academias foram forçadas a passar por um processo de mudança e adotar novas estratégias de gestão e marketing para se manterem no mercado diante deste novo contexto. Objetivo: Identificar as estratégias de marketing esportivo utilizadas por gestores(as) de academias de Ribeirão Preto/SP para manter e captar novos clientes durante a pandemia da Covid-19. Método: Realizou-se um estudo qualitativo por meio de entrevista online semiestruturada – com seis gestores(as) de academias que atuaram durante a pandemia da Covid-19 (de março/2020 a outubro/2021) – realizada por meio da ferramenta Google Meet, gravadas para serem transcritas 

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