Estratégias no Mercado de Bens Simbólicos do Turismo: o Segmento Single
Por Roberto Bazanini (Autor), Ademir Antonio Ferreira (Autor), Celso Machado (Autor), Gracy Giradelli (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 4, n 1, 2015. Da página 62 a 75
Resumo
O segmento “single” é uma das mais fortes tendências do mercado turístico atualmente e tem sido alvo de programas especiais das empresas do setor de turismo. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios realizada pelo IBGE em 2011 revelou que há 48,1% de solteiros na população brasileira com mais de 15 anos de idade. Este grupo representa o mercado potencial para esse segmento, desde que filtrado por variáveis socioeconômicas, culturais e educacionais. Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada com quatro empresas do setor de turismo (agências e operadoras) da cidade de São Paulo, que realizam programas de viagens especiais para o segmento de pessoas que viajam sozinhas. O foco principal da pesquisa foi o de avaliar, se na percepção dos dirigentes dessas empresas, existia vantagem competitiva ao se especializar nas necessidades e anseios de um segmento específico do mercado. Procurou-se explorar nas entrevistas e levantamento de dados junto às empresas, o perfil do turista “single”, a sua motivação e expectativas, assim como a estratégia adotada e as atividades desenvolvidas pela empresa para atendê-los. Constatou-se que as empresas que optaram por segmentar seu mercado para o turismo “single” geralmente o fizeram por perceber a existência de um nicho latente a ser explorado, mas somente a empresa que adota a concentração de mercado nesse segmento obtém vantagem competitiva.
Referências:
Angotti, A. R. (2002) Os novos complexos turísticos. Revista Viagem e Turismo. Editora Abril. São Paulo.
Beni, M. C. (1998) Análise estrutural do turismo. São Paulo. SENAC.
Bacal, S. S. (1984) Pressupostos do Comportamento Turístico: influências psicológicas, socioculturais e econômicas. Escola de Comunicações e Artes USP. Tese de Doutorado.
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