Resumo

A quantidade de academias tem crescido no mundo todo assim como o número de pessoas que buscam esse espaço para se exercitar em busca de um objetivo que pode ser estético, de saúde ou esportivo. Com o crecimento do mercado, a competitividade entre as academias também foi elevada. O objetivo desse trabalho é analisar, através de revisão da literatura, as principais estratégias de captação e retenção de clientes, assim como identificar os motivos que levam a evasão de clientes e o que fazer para contorná-los. Foi verificado que a capitação de clientes em academias deve ser realizada com posicionamento de marca e produto, além de campanhas publicitárias, especialmente marketing digital, para divulgação dos serviços e produtos oferecidos pela academia. As estratégias de retenção se relacionam com a criação de um canal de comunicação academia-cliente, a qualidade do produto e serviço prestado e também premiações e vantagens para clientes antigos e ativos na academia. As principais causas de evasão de clientes são a falta de tempo para práticar exercícios físicos, o mau atendimento prestado pelo colaboradores e a dificuldade de socializar-se na academia, estes fatores podendo ser evitados com programas de treinamento com menor compromisso de tempo, mas ainda eficientes, treinamento para melhorar o atendimento e aulas especiais coletivas e eventos que possam promover a socialização. Este trabalho poderá auxiliar para gestores de academias no desempenho de suas funções.

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