Resumo

A avaliação física é um elemento importante e rotineiramente presente durante o planejamento de um período de treinamento. O objetivo deste trabalho é aplicar diferentes estratégias para a individualização de resultados em testes físicos, aplicados a grandes amostras e em atletas de alto nível. Nos anos de 2009 e 2010 duas turmas, de aproximadamente 500 alunos cada, da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) foram estudadas. Toda esta amostra foi avaliada em três momentos durante ano, fevereiro, maio ou junho e outubro. Foram realizados em cada um destes períodos testes físicos para diferentes capacidades biomotoras, como força, velocidade e resistência, além da composição corporal. O volume de dados gerados é grande, tendo em vista o número de avaliações aplicadas e a quantidade de sujeitos avaliados. Neste sentido, a primeira etapa deste trabalho consistiu no desenvolvimento de um software para Microsoft Windows, capaz de facilitar a visualização e gerenciamento destas informações. Na EsPCEx, para que o aluno se forme, índices mínimos de desempenho são exigidos nas provas de aptidão física aplicadas ao final do ano. Um segundo objetivo deste estudo é elaborar um modelo de previsão de desempenho, para o teste de corrida em 3000 metros realizado em outubro (T3000out). Para tal será utilizada a metodologia de regressão linear múltipla. O modelo foi quantificado utilizando os dados provenientes da turma de 2009. O modelo estabelecido foi: T3000out(min)=1,03*T3000fev+0,59*Dif_JF_3000+12,56, R2=0,71 e RMSE=0,46; onde T3000fev é o tempo mensurado na avaliação de fevereiro e Dif_JF_3000 é a diferença entre os resultados do mês de junho e fevereiro, ambas padronizadas. Considerando a hipótese de que as turmas de 2009 e 2010 são estatisticamente semelhantes, o modelo foi aplicado aos resultados da turma de 2010 para testar o poder de previsão de seus resultados. A comparação entre os resultados preditos pelo modelo e os resultados medidos em outubro de 2010, permitiu identificar, já no mês de maio, 96,5% dos alunos em risco de reprovação. Já no último capítulo desta dissertação, apresentamos os resultados de um experimento que avaliou o efeito de três semanas de férias no desempenho de atletas de alto nível. Será discutido o tratamento estatístico de dados em amostras com características heterogêneas e a interpretação. 

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