Estratégias Para Melhorar a Coordenação Geral e Viso-motora em Crianças: Uma Revisão Teórica
Por Andres Felipe Cortés Mendoza (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 26, n 280, 2021.
Resumo
No aprimoramento da coordenação motora, durante os primeiros anos de vida e na educação escolar, não se dá a importância que essa etapa merece, sendo esta fase transcendental no crescimento das crianças, pois é onde se constituem princípios que irão auxiliar esses sujeitos nos anos futuros para o seu desenvolvimento corporal. O objetivo foi realizar uma revisão bibliográfica que forneça informações conceituais sobre os processos educacionais de meninos e meninas, juntamente com modelos de aprimoramento das habilidades viso-motoras. Como metodologia, foi realizada uma busca informativa em plataformas virtuais, bibliotecas e outras, por termos referentes ao crescimento corporal infantil, para delimitar conceitos e foram obtidos documentos com os critérios estabelecidos. Como resultado, foram coletados artigos relacionados com informações para a melhoria da coordenação e habilidades viso-motoras. Por fim, estabeleceu-se como conclusão, a descrição dos achados de documentos para a melhora da coordenação motora, a influência do crescimento corporal e a importância da aplicação de intervenções para melhorar a habilidade viso-motora em meninos e meninas.
Referências
Álvarez, C. (1983). La preparación física del fútbol basada en el atletismo. Gymnos Editorial.
Ardila, A., Melgarejo, V., y Galindo, D. (2017). Incidencia de un programa de ejercicios físicos sobre las capacidades coordinativas en población escolar. Salud, Historia y Sanidad, 12(1), 133-148. https://doi.org/10.5281/zenodo.4681110