Estratégias Visuais Para a Tomada de Decisão em Situações de Ataque de Extremidade no Voleibol: Comparação Entre Treinadores e Atletas Jovens
Por Henrique de Oliveira Castro (Autor), Gibson Moreira Praça (Autor), Pablo Juan Greco (Autor), Gustavo de Conti Teixeira Costa (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: No esporte o sistema visual aporta ao indivíduo informações do ambiente que contribuem nos processos de tomada de decisão. O sistem Objetivo: O objetivo do presente estudo foi compara as estratégias visuais (número e duração das fixações visuais), utilizando-se do rastreamento ocular, para a tomada de deicso (TD) entre treinadores e atletas jovens de voleibol na análise de cenas de ataque de extremidade. Metodologia: Participaram no estudo 59 indivíduos, sendo 34 treinadores de voleibol (idade média de 32,5±9,4 anos) com experiência como treinadores de voleibol (16,78±11,09 anos) e 25 atletas de voleibol (idade média de 16,9±1 anos) com experiência como jogadores de voleibol (3,72±1,17 anos). Para análise da TD utilizou-se as cenas de ataque de extremidade do Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Voleibol (TCTD:VB). Para o rastreamento ocular e análise do comportamento visual, utilizou-se o Eye Tracking SMI RED500® durante a análise das cenas do teste. A análise descritiva foi realizada por meio dos testes de média e desvio padrão (DP). Aplicou-se o teste de Shapiro-Wilk, teste de Levene e teste de Mauchly. Realizou-se um t teste para amostras independentes e calculou-se o poder do efeito (Phi), mantendo-se um nível de significância de 5%. Resultados: Das variáveis analisadas os resultados mostraram diferenças significativas na duração das fixações visuais, sendo maiores para o grupo dos treinadores.