Estresse, ansiedade, coping e desempenho em duas equipes estaduais de nado artístico: um estudo transversal
Por Tathiane Rodrigues Martins (Autor), Géssyca Tolomeu de Oliveira (Autor), Mário Antônio de Moura Simim (Autor), Emerson Filipino Coelho (Autor), Francisco Zacaron Werneck (Autor), Renato Melo Ferreira (Autor).
Em Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército v. 91, n 3, 2022.
Resumo
Condições de estresse fazem parte da vida esportiva. No nado artístico, em virtude das características da modalidade, que compreende elementos da natação, ginástica e dança, exige-se uma alta capacidade técnica para sincronização dos movimentos e fluidez nas formações das figuras.
Objetivo: Comparar estresse e recuperação, ansiedade, coping e experiência esportiva em atletas de duas equipes estaduais de nado artístico e examinar a correlação de coping com estresse e recuperação e ansiedade
Métodos: A amostra por conveniência foi composta por 20 atletas (13,5±1,4 anos) das federações carioca e mineira de nado artístico. Utilizou-se o RestQ-Sport; o ACSI-28BR e o IDATE. A normalidade dos dados foi verificada pelo teste de Kolmogorov-Smirnoff e para examinar as associações foram utilizados o teste t de Student independente, o teste não-paramétrico Mann Whitney e o teste de correlação de Pearson.
Resultados: Houve diferença significativa entre as equipes em idade, tempo de prática, horas de treino/dia e volume de treinamento semanal/horas. Quanto à correlação de coping com estresse, recuperação e com ansiedade, houve correlação de moderada a forte da dimensão “Metas / Preparo mental” com Estresse Geral (r=0,55; R2=0,30; p<0,001), Fadiga (r=0,57; R2=0,32; p<0,001), Sucesso (r=0,52; R2=0,27; p<0,001) e Lesões (r=0,71; R2=0,51; p<0,001). Adicionalmente, a Ansiedade Traço foi correlacionada com Conflitos/Pressão (r=0,55; R2=0,30; p<0,001) e Queixas Somáticas (r=0,53; R2 = 0,28; p<0,001).
Conclusão: Concluiu-se que o coping tem um papel importante para os grupos analisados, que as atletas mineiras apresentam maiores valores de ansiedade traço e que são influenciadas por queixas somáticas.