Estresse em Jovens de 18 a 28 Anos Que Participam e Não de Programas Virtuais de Recreação Física
Por Tamara Julisa Cadena Peñafiel (Autor), María Fernanda Granja Loor (Autor), María Lorena Sandoval Jaramillo (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 26, n 275, 2021.
Resumo
Introdução: A pandemia de coronavírus (COVID-19) constitui uma situação de emergência de saúde pública global, que pode causar desequilíbrio emocional na sociedade. O aumento dos níveis de estresse é uma suposição provável durante a pandemia, para a qual é útil estabelecer estratégias físico-recreativas para mitigar os efeitos negativos, sendo necessários estudos de base que subsidiem uma escolha de tratamento sustentável. Objetivo: Identificar o nível de estresse percebido em jovens residentes na cidade de Quito, incluindo os efeitos de um programa físico-recreacional virtual na redução do nível de estresse. Métodos: Pesquisa descritivo-explicativa de ordem correlacional, estudando o estresse percebido em 382 sujeitos (18-28 anos, ambos os sexos), e implementando um programa físico-recreativo virtual em 12 sujeitos, avaliando os efeitos no estresse percebido em dois momentos. Resultados: Obtém-se uma média de estresse percebido de 19 pontos, com ≈14,66% dos sujeitos com alto estresse para o atual processo pandêmico, sendo os níveis de estresse maiores no gênero feminino (p = 0,018). Por outro lado, o programa físico-recreativo virtual gerou efeitos positivos na redução do estresse percebido, sendo significativo a favor do pós-teste (k=0,04). Conclusões: A pesquisa mostra níveis toleráveis de estresse na maioria da amostra representativa estudada, há sujeitos com alta percepção de estresse, que requerem intervenção preventiva especializada. Efeitos positivos sobre o estresse percebido são evidenciados nos 12 sujeitos submetidos a um processo de intervenção com atividades físico-recreativas virtuais, necessitando de mais estudos para generalização dos resultados.
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