Estresse Percebido e Atividade Física em Docentes de Uma Instituição de Ensino Federal no Estado do Tocantins
Por Fernando Rodrigues Quaresma (Autor), Bruno Oliveira Lima (Autor), Thaizi Campos Barbosa (Autor), André Pontes Silva (Autor), Erika da Silva Maciel (Autor), Luan Pereira Lima (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O modelo de educação no Brasil expõe o docente a situações de estresse ocupacional provenientes do desempenho das funções profissionais que, em muitas vezes, vão além da carga horária expressada na legislação (FREITAS; SENRA, 2016). A prática de Atividade Física (AF) se apresenta como uma das maneiras mais eficazes para reduzir e/ou controlar o estresse (CARLOTTO et al., 2018). Para nortear esta pesquisa, foi traçado o seguinte objetivo: avaliar o estresse percebido (EP) e Nível de Atividade Física (NAF) e a relação entre as variáveis de EP e Equivalente Metabólico da Tarefa (MET) de docentes de uma Instituição de Ensino Federal (IEF) no estado do Tocantins.