Estrutura Acadêmica do Estágio Supervisionado (ES) na Colômbia, Brasil, Argentina e Chile
Por C. F. A. Zuluaga (Autor), S. Souza Neto (Autor), R. T. Iaochite (Autor).
Resumo
Este trabalho tem como foco de pesquisa as Orientações Pedagógicas nos cursos de Licenciatura em Educação Física, contemplando o cenário do Estágio Supervisionado na Colômbia, Brasil, Argentina e Chile. A fundamentação teórica centra-se na Formação de professores. O objetivo é Compreender as Orientações Pedagógicas dos professores, tendo como lócus o Estágio Supervisionado, nos cursos de Educação Física da Colômbia, Brasil, Argentina e Chile. Especificamente neste trabalho se procuro, a) Conhecer as políticas públicas docentes sobre o Estágio Supervisionado da Colômbia, Brasil, Argentina e Chile; Opta-se pela abordagem de investigação qualitativa, estudo de caso múltiplo, tendo como técnicas o análise de conteúdo e, o instrumento as fontes documentais. Entre os resultados observam-se a primeira Macrocategoria denominada Desenvolvimento Legislativo, Regulamentário e Acadêmico do Estágio Supervisionado (ES) na Colômbia, Brasil, Argentina e Chile, contendo em conta o conhecer os diferentes procedimentos vinculados, entre eles, as políticas públicas no âmbito normativo e no campo institucional (Universidades), os quais incidem na formação dos alunos e também nas diferentes manifestações culturais das comunidades educativas, pelo que, se apresentam as estruturas acadêmicas a partir dos processos administrativos, educativos e pedagógicos, que permitem ou fomentam a relação dos programas com as escolas entre os períodos, as disciplinas e os diferentes processos do projeto pedagógico de cada instituição, com base nas diretrizes nacionais comparecidas pelos estabelecimentos que as dirigem e, em resposta às reformas e políticas publicas docentes. Como considerações finais se entendem que há diferencias legislativas nos países e universidades envolvidas, na pesquisa se têm semelhanças nas diretrizes que orientam o ES e que fortalecem o desenvolvimento desses, influindo especificamente nos processos da autonomia e a flexibilidade universitária; mas as diretrizes legislativas são complementadas em propostas acadêmicas pelas Universidades envolvidas numa parceria com as Escolas, procurando darem respostas às necessidades do cunho acadêmico ao redor da crítica, à reflexão e à compreensão. Projeto realizado com apoio pela UNESP (Assessoria de Relações Externas - AREX -) e a Associação Universitária Iberoamericana de Postgrado (AUIP).