Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar as estruturas para atividades físicas (AF) nas Escolas Brasileiras e relacioná-las aos Índices: de Desenvolvimento Humano (IDH), de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e indicadores de qualidade do Report Card Brasil (RCB). Trata-se de estudo transversal com dados secundários do INEP-Brasil para identificação e classificação da estrutura para AF das escolas brasileiras, a partir da existência de “pátios”, “quadras” e “materiais esportivos”, organizados por nível de Ensino em: “Fundamental” e “Médio”. Estes dados foram organizados por Região Macroeconômica e relacionados com os Índices IDH, IDEB e os Critérios de Classificação de Qualidade do RCB. Utilizouse a Correlação Linear de Pearson para verificar a relação entre a estrutura escolar para a AF e os indicadores, sendo analisados os conceitos de qualidade do RCB. Assim, para o “Ensino Fundamental”, verificou-se relação positiva e significativa entre o IDH e a existência de “pátios” (r=0,53; p=0,004), “quadras” (r=0,855; p<0,01) e “materiais esportivos” (r=0,764; p<0,01), enquanto para o IDEB, os valores seguiram a mesma lógica, sendo para a existência de “pátios” (r=0,475; p=0,01), “quadras” (r=0,676; p<0,01) e “materiais esportivos” (r=0,535; p<0,01). Para o “Ensino Médio”, verificou-se relação entre o IDH e a existência de “quadras” (r=0,517; p<0,01) e “materiais esportivos” (r=0,499; p < 0,01), enquanto para o IDEB, apenas, relação com a existência de “materiais esportivos” (r=0,508; p<0,01). Conclui-se que as Regiões Norte e Nordeste têm menor estrutura pata AF e que há relação positiva desta estrutura com os indicadores de desenvolvimento econômico, de qualidade educacional e do RCB.

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