Estrutura Interna das Ações de Levantamento das Equipes Finalistas da Superliga Masculina de Voleibol

Por: , André Luís Donegá, Artur José Novaes, , Marcel Henrique Kodama Pertille Ramos, Robson Rides de Souza e Tiago José Silva.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.12 - n.4 - 2004

Send to Kindle


.Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a estrutura interna das ações de levantamento de equipes de voleibol masculino finalistas da Superliga Brasileira de 2002/2003, procurando caracterizar e comparar as áreas de incidência da distribuição, as condições de levantamento, as condições de finalização e os efeitos de finalização. O instrumento de coleta de dados foi a observação sistemática do levantamento a partir do Sistema de Observação e Avaliação do Distribuidor (SOS-vgs). Foram analisados os jogos do play-off final da Superliga Masculina de 2002/2003, que resultaram em 481 ações de levantamento. Na análise estatística utilizou-se o teste t de Student, a ANOVA One Way e o teste Qui- Quadrado, contidos no programa SPSS-11. Os resultados revelaram a existência de diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) na eficácia percentual do levantamento nas situações de contra-ataque, destacando-se a efetividade do levantador da equipe campeã em facilitar as ações ofensivas terminais. Encontrou-se associação significativa entre a eficácia percentual do levantamento e as condições do levantamento, bem como entre as condições de finalização e o efeito da solução. A equipe campeã destacou-se pela efetividade do levantamento tanto para a primeira (posição 4 e 3) e segunda linha de ataque (posição 6). Enquanto que a equipe vice-campeã concentrou os levantamentos para ataque da posição 4, na equipe campeã houve distribuição mais equilibrada dos levantamentos para todas posições de ataque. Os resultados encontrados, além de confirmarem a utilidade do SOS-vgs na avaliação das ações de levantamento, permitem concluir sobre a contribuição relativa da distribuição e da qualidade do levantamento para o sucesso no voleibol atual. Palavras-chave: Voleibol, Levantador, Distribuição.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.