Resumo

O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de iferentes estruturas de prática e freqüências de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades otoras. Foram participantes 144 crianças entre 11 e 12 anos de idade. A tarefa foi o saque por cima do voleibol, executada com o objetivo de fazer com que a bola acertasse o centro de um alvo redondo ocalizado no lado oposto da quadra. As crianças foram distribuídas em oito grupos que resultaram da ombinação das práticas constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante com as reqüências de "feedback" extrínseco de 100% e 33%. O feedback" extrínseco manipulado foi o onhecimento de performance (CP), sendo que o mesmo foi baseado em uma lista de hierarquia de fornecimento de CP. A prática aleatória sozinha e em combinação com a prática constante foi manipulada em ermos de diferentes regiões do saque. O estudo envolveu duas fases: estabilização e adaptação, om a execução de 130 e 30 tentativas, respectivamente. As variáveis dependentes referiram-se à pontuação elativa à meta do saque e ao padrão de movimento. Utilizou-se para análises intragrupo o teste e Friedman e para as análises entre grupos o teste Kruskal Wallis. Os resultados mostraram que não ouve melhora no desempenho durante a fase de estabilização e que na fase de adaptação o desempenho e todos os grupos foi piorado, em relação à fase anterior. Sendo assim, os resultados não permitem oncluir sobre os efeitos de diferentes estruturas de prática e freqüências de "feedback" extrínseco, uma ez que não foi constatada ocorrência de aprendizagem.

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