Estrutura de Prática e Idade no Processo Adaptativo da Aprendizagem de Uma Tarefa de Timing Coincidente
Por Lucia Afonso Gonçalves (Autor), Suely dos Santos (Autor), Umberto Cesar Correa (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 24, n 4, 2010. Da página 433 a -
Resumo
O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente em função da idade. Crianças (n = 40), adultos (n = 47) e idosos (n = 57) foram distribuídos em grupos de prática constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante. A tarefa consistiu consistia em tocar certos alvos de forma sequencial em integração a um estímulo visual. O delineamento envolveu duas fases de aprendizagem: estabilização e adaptação. Os dados foram analisados em relação aos erros absoluto, variável, constante e de execução. Os resultados mostraram que o processo adaptativo na aprendizagem de crianças, adultos e idosos de uma tarefa de "timing" coincidente foi mais beneficiado pela prática constante-aleatória.
Palavras-chave: Estrutura de prática;Idade;Tarefa de "timing" coincidente;Processo adaptativo;Aprendizagem motora