Resumo

Os efeitos de diferentes estruturas de prática no processo adaptativo na aquisição de habilidades motoras foram investigados em três experimentos nos quais a prática foi manipulada em termos de variabilidade. O delineamento constou de quatro grupos (prática constante, prática aleatória, prática constante-aleatória, e prática aleatória-constante) e de duas fases de aprendizagem (estabilização e adaptação). Nos três experimentos crianças praticaram uma tarefa que consistia em tocar certos alvos de forma seqüencial em integração a um estímulo visual. A tarefa foi viabilizada por um aparelho de timing antecipatório para tarefas complexas. O estudo teve os erros absoluto, variável e de execução como medidas de desempenho, e o timing relativo (variável e absoluto) e o tempo de movimento (variabilidade) como medidas relacionadas a macro e da micro-estruturas da habilidade, respectivamente. Os resultados do experimento 1, no qual a prática foi manipulada em termos de diferentes velocidades do estímulo visual, mostraram semelhante desempenho para todos os grupos na fase de adaptação, sendo que o grupo de prática constante-aleatória adaptou-se sem modificação da estrutura, e os demais grupos via modificação e reorganização da estrutura. Os resultados do experimento 2, no qual manipulou-se diferentes padrões seqüenciais de resposta, mostraram melhor desempenho na fase de adaptação do grupo de prática constante-aleatória, sendo que esse grupo foi capaz de modificar a macro-estrutura e diminuir sua variabilidade, diferentemente dos demais grupos. No experimento 3, no qual a prática foi manipulada em termos de diferentes velocidades do estímulo visual e de diferentes padrões de resposta, os resultados também mostraram melhor desempenho na fase de adaptação do grupo de prática constante-aleatória. Esse grupo foi capaz de modificar sua macro e micro-estrutura, mas mantendo o mesmo nível de consistência da fase de estabilização, diferentemente dos outros grupos. No seu conjunto, os resultados apontam para um melhor efeito da prática constante-aleatória no processo adaptativo.

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