Resumo

Este estudo descritivo-exploratório foi realizado com o objetivo de analisar ,os procedimentos adotados por treinadores de Futsal de base para transformar ,objetivos e conteúdos em atividades e tarefas de treinamento técnico-tático. Participaram do estudo jogadores de Futsal, do gênero masculino, das categorias ,pré-mirim (10 e 11 anos) e mirim (12 e 13 anos), e respectivos treinadores de 3 ,equipes em cada categoria de clubes situados na cidade de Florianópolis-SC. O ,instrumento para coleta dos dados foi a observação sistemática e direta dos ,treinamentos com o emprego de filmadora e posterior transcrição em fichas de ,observação, adaptado de Nascimento e Barbosa (2000). Foram coletados dados ,de 10 sessões de treinamento de cada equipe investigada em diferentes períodos ,de treinamento durante a temporada esportiva de 2001, sendo identificadas e ,cadastradas 342 atividades. Os resultados obtidos indicam que a maior parte do ,tempo gasto nas sessões de treinamento são com atividades de jogo (34.3%) e ,treino técnico (28.5%). As atividades de fundamentação técnica constituem a ,maior preocupação destes escalões de formação (63.7% das atividades ,encontradas). As progressões de exercícios mais frequentes foram de exercícios ,de fixação da técnica seguidos de exercícios de competição. Contudo, ao serem ,consideradas as condições de realização das tarefas, constatou-se não haver ,relação sequêncial de conteúdo entre os exercícios na maioria das progressões ,realizadas. Além disso, não haviam critérios de êxito que incidiam sobre a ,realização correta e resultado do movimento, cuja duração das atividades era ,determinada pela percepção do treinador do esforço dos jogadores em relação as ,tarefas e de acordo com o tempo disponível. A conduta mais frequente dos ,treinadores foi de tomar praticamente todas as decisões e de supervisionarorientar e estimular o desenvolvimento das atividades. A conduta congruente dos ,jogadores predominou nas atividades, principalmente aquelas que continham a ,combinação de fundamentos. Com relação a estruturação e a variabilidade do ,conteúdo das sessões, as evidências encontradas na investigação parecem não ,confirmar a existência de preocupação dos treinadores de aumentar ,gradativamente a complexidade de execução dos exercícios e aperfeiçoar ,detalhes específicos das tarefas. De modo geral, pode-se afirmar que na ,organização e estruturação das sessões de treinamento técnico-táticas prevalece ,uma metodologia diretiva, basicamente centrada nos elementos técnicos do jogo. As evidências confirmam a utilização de um modelo tradicional apoiado na ,metodologia do treinamento, própria do esporte de alto rendimento. A organização ,das sessões necessita ser revista para favorecer o processo de aprendizagem ,referenciado às situações práticas do jogo, buscar a diversidade de conteúdos e ,implementar a formação continuada de jogadores desta modalidade.

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