Estruturação do Treinamento e Impacto no Conhecimento Tático Declarativo e Processual de Jogadores de Basquetebol de Uma Equipe da Categoria Sub-14
Por Tomaz Lemos Nascimento Rosso (Autor), Juan Carlos Pérez Morales (Autor), Gibson Moreira Praça (Autor), Pablo Juan Greco (Autor), Rafael Cláudio Oliveira (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 28, n 4, 2020.
Resumo
Objetivou-se descrever a estrutura do processo de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T) de uma equipe masculina de basquetebol da categoria sub-14 e avaliar o impacto desse processo no desenvolvimento do conhecimento tático declarativo (CTD) e conhecimento tático processual (CTP). Participaram do presente estudo 16 jogadores de basquetebol do sexo masculino de um clube de alto nível de rendimento. Foram aplicados o Teste de Conhecimento Tático Declarativo e o Teste de Conhecimento Processual para mensuração do nível de CTD e CTP, respectivamente, pré e pós 18 sessões de treinamento, as quais foram filmadas e categorizadas para estruturação do processo de E-A-T. Recorreu-se à análise descritiva para análise da estruturação do treinamento e, para identificar possíveis diferenças nos escores do pré-teste para o pós-teste, recorreu-se ao teste não paramétrico de Wilcoxon no CTD e ao teste Qui-quadrado de proporções para o CTP, sempre com nível de significância de 5%. Ainda, calculou-se a confiabilidade inter-avaliadores para a análise do CTP e intra-avaliador para o processo de categorização e estruturação, em ambos os casos obteve-se confiabilidade excelente. O procedimento de categorização e estruturação por meio da observação sistemática das sessões de treino, sugere a utilização de metodologias tradicionais focadas no desenvolvimento técnico (metodologia analítica) e aplicação da técnica no jogo formal (metodologia global). Identificaram-se diferenças entre os escores de CTP reportados antes e depois das sessões de treino analisadas, especificamente nas ações individuais na defesa e não houveram diferenças nos escores de CTD. Concluiu-se que o treinamento apoiado na metodologia tradicional centrada no desenvolvimento da técnica não impactou no CTD e favoreceu a aquisição de estruturas de conhecimento processual específicas apenas para as ações defensivas.