Estruturas de horários em centros de natação no brasil: um problema cultural ou de interpretação da necessidade do mercado?
Por Almir Constanzo Marchetti (Autor), William Urrizi De Lima (Autor), Fabrício Madureira (Autor), Ana Maria Gaino Pinheiro (Autor).
Em 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Empirismo é caracterizado pelo conhecimento que provém especificamente da experiência, limitando-se por vezes, ao que pode ser captado pela subjetividade e introspecção. Este tem sido um grande desafio para os proprietários de academia/clubes quando edificam seus horários para favorecer uma maior adesão e engajamento de alunos com os programas de ensino. OBJETIVOS: Mapear distintas estruturas de oferecimento de programas de natação no Brasil; identificar a quantidade de horários/aulas para diferentes níveis de habilidades. METODOLOGIA: Foram analisadas 306 instituições de 192 cidades do país, totalizando 13.109 horários/aulas de natação para 14 níveis de ensino, totalizando 131.454 alunos. ESTATÍSTICA: O teste binominal indicou as frequências absolutas e relativas.