Estruturas do Ambiente Escolar Para a Prática de Atividade Física
Por Alessandra Cardozo Machado Suga (Autor), Alexandre Augusto de Paula da Silva (Autor), Josieli Regina Brey (Autor), Ava Luana dos Santos Saikawa (Autor), Polyana Nathaly Miqueletto (Autor), Alice Tatiane da Silva (Autor), Raquel Nichele de Chaves (Autor), Ciro Romelio Rodriguez Añez (Autor).
Em XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
Os espaços e equipamentos para prática de atividade física (AF) no ambiente escolar são componentes necessários para promoção de comportamentos ativos. A distribuição e qualidade desses equipamentos nos contextos rural e urbano podem influenciar oportunidades para a promoção de comportamentos ativos dos escolares. O objetivo do estudo foi determinar a quantidade e qualidade de espaços para prática de AF nas escolas municipais de São José dos Pinhais-PR, nos contextos rural e urbano. A avaliação aconteceu em 20 escolas urbanas e cinco rurais, intencionalmente selecionadas. Para o levantamento dos dados, utilizou-se a ferramenta de auditagem do ambiente escolar, que quantifica e qualifica os espaços para prática de AF presentes nas escolas.