Resumo

Os espaços e equipamentos para prática de atividade física (AF) no ambiente escolar sãocomponentes necessários para promoção de comportamentos ativos. A distribuição e qualidade des-ses equipamentos nos contextos rural e urbano podem influenciar oportunidades para a promoção decomportamentos ativos dos escolares. O objetivo do estudo foi determinar a quantidade e qualidadede espaços para prática de AF nas escolas municipais de São José dos Pinhais-PR, nos contextos rurale urbano. A avaliação aconteceu em 20 escolas urbanas e cinco rurais, intencionalmente selecionadas.Para o levantamento dos dados, utilizou-se a ferramenta de auditagem do ambiente escolar, quequantifica e qualifica os espaços para prática de AF presentes nas escolas. Os equipamentos foramclassificados em “não funcionais” e “funcionais” (qualidade baixa, média e alta). As análises foramrealizadas pela quantidade e qualidade das estruturas (áreas para jogos, esportes, quadras) estrati-ficada em função da localização (urbana e rural). Para as comparações entre escolas, foi utilizadoteste U-Mann Whitney e entre a qualidade das estruturas o teste de Wilcoxon. As análises foramrealizadas no software SPSS 23.0 (p ≤ 0,05). Os dados mostram que as escolas urbanas possuemquantidade significantemente maior de estruturas com qualidade pelo menos baixa. Ou seja, funcio-nais (12,0x7,4; p < 0,05). Grande parte das estruturas avaliadas nos contextos urbano e rural foramclassificadas como funcionais, 93,7% e 97,4%, respectivamente. Sugere-se o aumento das estruturasno meio rural e realização d


 

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