Estruturas do Ambiente Escolar Para a Prática de Atividade Fisica
Por Alessandra Cardozo Machado Suga (Autor), Alexandre Augusto de Paula da Silva (Autor), Josieli Regina Brey (Autor), Ava Luana dos Santos Saikawa (Autor), Polyana Nathaly Miqueletto (Autor), Alice Tatiane da Silva (Autor), Raquel Nichele de Chaves (Autor), Ciro Romelio Rodriguez Añez (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 24, n 1, 2019.
Resumo
Os espaços e equipamentos para prática de atividade física (AF) no ambiente escolar sãocomponentes necessários para promoção de comportamentos ativos. A distribuição e qualidade des-ses equipamentos nos contextos rural e urbano podem influenciar oportunidades para a promoção decomportamentos ativos dos escolares. O objetivo do estudo foi determinar a quantidade e qualidadede espaços para prática de AF nas escolas municipais de São José dos Pinhais-PR, nos contextos rurale urbano. A avaliação aconteceu em 20 escolas urbanas e cinco rurais, intencionalmente selecionadas.Para o levantamento dos dados, utilizou-se a ferramenta de auditagem do ambiente escolar, quequantifica e qualifica os espaços para prática de AF presentes nas escolas. Os equipamentos foramclassificados em “não funcionais” e “funcionais” (qualidade baixa, média e alta). As análises foramrealizadas pela quantidade e qualidade das estruturas (áreas para jogos, esportes, quadras) estrati-ficada em função da localização (urbana e rural). Para as comparações entre escolas, foi utilizadoteste U-Mann Whitney e entre a qualidade das estruturas o teste de Wilcoxon. As análises foramrealizadas no software SPSS 23.0 (p ≤ 0,05). Os dados mostram que as escolas urbanas possuemquantidade significantemente maior de estruturas com qualidade pelo menos baixa. Ou seja, funcio-nais (12,0x7,4; p < 0,05). Grande parte das estruturas avaliadas nos contextos urbano e rural foramclassificadas como funcionais, 93,7% e 97,4%, respectivamente. Sugere-se o aumento das estruturasno meio rural e realização d