Estruturas Interpessoais de Escolares Obesos nas Aulas de Educação Física
Por Julio Cesar Barrantes Monge (Autor), Fátima Hassan Deitos (Autor), Fernando Copetti (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Este estudo investigou as estruturas interpessoais do aluno obeso no contexto da aula de Educação Física, do Colégio Celina de Moraes (Santa Maria, RS, Brasil), através das díadas observacional,atividadeconjunta e primária. Pela especificidade do contexto enfatizou-se o estudo das características das díadas de atividade conjuntaque correspondem a reciprocidade, equilíbrio de poder e afetividade. Utilizou-se como paradigma a orientação ecológica e como instrumentos de análise a entrevista e a observação, numa amostra de 7 crianças obesas, de ambos os sexos, faixa etária 10-12 anos. As díadas, que qualificaram o desenvolvimento destes escolares, foram: a)explicações verbais prévias às práticas (observacional); b)melhores resultados em atividades de força e potência, e maiorreconhecimentonos esportes individuais (atividade conjunta); c)pretendem realizar projetos de vida em relação às atividades físicas (primaria). Identificaram-se ainda estruturas que provocaram detrimento no desenvolvimento do aluno, principalmente nas características de atividade conjunta. Reciprocidade afetada: a)a aula não é meiode interação; b)não respeitam-se as individualidades; c)não há atenção seletiva por parte dos professores; d)nos jogos são os mais visados pelos colegas. Equilíbrio de poder afetado: a)não sugerem atividades nas aulas. Afetividadenegativa: a)resistência às atividades; b)no recreio notam-se abandonados; c)atitudes parentais não incentivam a prática da Educação Física. Conclui-se que o obeso é estigmatizado quanto à participação nas atividades físicas, onde algumas atividades se adaptam melhor para a formação de estruturas interpessoais. Para a criança obesa a aula de Educação Física parece não constituir-se em um fator importante no seu desenvolvimento social.