Resumo

Este estudo investigou as estruturas interpessoais do aluno obeso no contexto da aula de Educação Física, do Colégio Celina de Moraes (Santa Maria, RS, Brasil), através das díadas observacional,atividadeconjunta e primária. Pela especificidade do contexto enfatizou-se o estudo das características das díadas de atividade conjuntaque correspondem a reciprocidade, equilíbrio de poder e afetividade. Utilizou-se como paradigma a orientação ecológica e como instrumentos de análise a entrevista e a observação, numa amostra de 7 crianças obesas, de ambos os sexos, faixa etária 10-12 anos. As díadas, que qualificaram o desenvolvimento destes escolares, foram: a)explicações verbais prévias às práticas (observacional); b)melhores resultados em atividades de força e potência, e maiorreconhecimentonos esportes individuais (atividade conjunta); c)pretendem realizar projetos de vida em relação às atividades físicas (primaria). Identificaram-se ainda estruturas que provocaram detrimento no desenvolvimento do aluno, principalmente nas características de atividade conjunta. Reciprocidade afetada: a)a aula não é meiode interação; b)não respeitam-se as individualidades; c)não há atenção seletiva por parte dos professores; d)nos jogos são os mais visados pelos colegas. Equilíbrio de poder afetado: a)não sugerem atividades nas aulas. Afetividadenegativa: a)resistência às atividades; b)no recreio notam-se abandonados; c)atitudes parentais não incentivam a prática da Educação Física. Conclui-se que o obeso é estigmatizado quanto à participação nas atividades físicas, onde algumas atividades se adaptam melhor para a formação de estruturas interpessoais. Para a criança obesa a aula de Educação Física parece não constituir-se em um fator importante no seu desenvolvimento social.