Resumo

Objetivos

A pesquisa direcionada ao futebol teve um crescimento dramático na última década. Embora as pesquisas publicadas sobre futebol tenham mostrado um crescimento exponencial, a proporção de artigos que abordam o sexo feminino está atrasada em relação às pesquisas sobre o sexo masculino. O objetivo deste artigo é explorar como a literatura sobre futebol, futebol feminino e futebol feminino profissional mudou ao longo do tempo.

Métodos

A Web of Science (WoS) foi consultada para todos os “artigos” sobre futebol e futebol de associação de 1970 a 2019. Esse conjunto de registros foi então consultado para coletar subconjuntos de artigos sobre mulheres, profissional/elite e profissional/elite feminina. Cada um desses subconjuntos de dados foi então consultado por uma série de características e tópicos. Os resultados foram submetidos à análise bibliométrica.

Resultados

A WoS retornou 16.822 “artigos” sobre futebol de 1970 a 2019, 3.242 dos quais abordavam mulheres. Foi encontrado um total de 5924 “artigos” sobre jogadores profissionais, dos quais 919 tinham foco feminino. Artigos sobre lesão do ligamento cruzado anterior e concussão foram os tópicos com maior proporção de artigos envolvendo o sexo feminino. Artigos direcionados a áreas seletivas de treinamento e desempenho foram relativamente infrequentes. Revistas proeminentes, autores, afiliações e artigos influentes são apresentados.

Conclusões

Uma análise bibliométrica da pesquisa publicada apresenta uma visão geral de alto nível das tendências na pesquisa de futebol. No geral, os estudos sobre mulheres representaram cerca de 20% de todas as pesquisas sobre futebol e cerca de 15% dos estudos sobre jogadores profissionais. Houve uma série de tópicos em que os estudos sobre mulheres representam menos de 10% a 15% das pesquisas sobre todos os profissionais e abrem oportunidades para estudos futuros.
 

Acessar