Resumo
É inegável a evolução do processo de geração do conhecimento ocorrido em Educação Física, especialmente nos últimos anos. Concorreram para este aumento 372 dissertações defendidas nos vários cursos de Pós-Graduação, publicação e tradução de livros, além da realização de pesquisas e trabalhos divulgados em 22 revistas especializadas. Apesar deste significativo avanço, ainda não se tem uma clara idéia do alcance e repercussão desta produção científica junto aos professores, teoricamente usuários ou "consumidores". Com a finalidade de contribuir para um melhor esclarecimento sobre a questão, foi realizada uma pesquisa envolvendo os professores de Educação Física do Distrito Geoeducacional 38, por estarem nele localizadas as Faculdades de Educação Física de Passo Fundo, Cruz Alta, Santa Rosa, responsáveis pela formação dos quadros profissionais que atuam na região e, embora não faça parte do distrito, pela situação geográfica, considerou-se a presença da Universidade Federal de Santa Maria que desempenha um papel fundamental através do mais importante centro de Pós-Graduação do País. Num primeiro momento, aplicou-se um questionário, cujas respostas apontam um professor bastante informado, conhecedor da bibliografia existente e leitor assíduo. Isto significa, dentro dos padrões normais exigidos para o desempenho do magistério, um profissional altamente qualificado. Este quadro, em princípio, surpreendeu, considerando críticas sistemáticas de vários autores que não confirmam as informações prestadas pelos professores, ou seja, elas contrariam a literatura em relação à formação e situação cultural dos professores. Este impasse exigiu a busca de elementos complementares para esclarecer a dúvida. Assim, no que se identifica como um segundo momento, procurou-se os programas da disciplina, os diários de classe e o plano global da escola, na tentativa de encontrar indícios mais claros da situação apresentada. A partir daí, utilizando-se da fenomenologia hermenêutica, a realidade ganhou novos contornos, como será apresentado no decorrer deste estudo. Paralelamente, procurou-se também, tecer algumas considerações sobre o papel das universidades no que diz respeito à produção, divulgação e contribuição da produção científica.