Resumo

O estudo objetivou investigar a atitude dos alunos ingressantes, no ano de 1985 na Universidade de São Paulo, em relação a disciplina Educação Física. A atitude dos alunos participantes da pesquisa foi estudada através de um questionário (escala tipo Likert) composto de 20 questões atitudinais relacionadas, principalmente, com os itens da legislação vigente em Educação Física e citações usuais em nossa cidade. O instrumento de pesquisa foi submetido a três formas de análise no sentido de testar sua eficiência frente ao objetivo proposto, a saber: análise fatorial, análise correlacional e análise do poder de discriminação dos itens. O estudo foi realizado no Campus São Paulo da Universidade de São Paulo, com os alunos nascidos entre os anos de 1964 e 1969, participantes do processo de escolarização após os efeitos do Decreto Lei número 69.450, de 1º. de Novembro de 1971. Os alunos apresentaram uma atitude positiva, da ordem de 69,93 % do escore total positivo possível, para o conjunto de itens do instrumento de pesquisa. Observou-se que dentre os fatores analisados pelo instrumento destacaram-se como negativos: a) motivos para a dispensa da Educação Física; b) finalidade da prática da Educação Física; c) substituição da prática. De acordo com os resultados do questionário, observou-se a contradição das respostas dadas às questões especialmente no que tange a valorização da prática da Educação Física como uma necessidade à vida de toda e qualquer pessoa, com valor de 94,90% de concordância em contraposição à dispensa das pessoas que não desejam a prática, com valor de 65,04% de concordância. O estudo mostrou a insuficiência de informações do primeiro e segundo graus de ensino quanto aos princípios, objetivos e crítérios da Educação Física. O estudo mostrou ainda que, para o grupo investigado, a prática da atividade física extra-escolar parece não ter contribuído de forma acentuada na atitude desses alunos frente a disciplina.

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