Resumo

Este estudo, investiga os modelos de móveis escolares ,disponíveis na Escola Municipal "FLORA GUIMARÃES ROSA PIRES, e 168 ( cento e sessenta e oito ) alunos da pré escola ; Ia a 4a série do primeiro grau, sendo 82 ( oitenta e dois) alunos do sexo masculino e 86 ( oitenta e seis) alunas do sexo feminino, que delas se utilizam. No capítulo inicial, faz uma abordagem teórica a respeito da sala de aula, e também, sobre os aspectos anatómico, fisiológico e biomecânico do esqueleto humano, da postura corporal e da posição sentada. Em relação à metodologia, foi utilizada a comparação direta entre as dimensões lineares de cada segmento da mobília ( altura,profundidade e largura do assento e altura da mesa de apoio de braços) e seu correspondente corporal constituído das seguintes variáveis antropométricas: Altura do corpo, altura do acrômio, altura da crista ilíaca antero superior, altura poplítea, comprimento de tronco, de braço, de antebraço, comprimento sacropopliteo, diâmetro bi- acromial e diâmetro bi-crista ilíaca antero superior. Estas variáveis foram mensuradas com o Antropômetro de Martin, Compasso de Barras, Balança e Fita Métrica Inextensível. Os resultados das medidas Antropométricas permitem identificar assimetrias segmentares e desníveis posturais, quando das medidas direita e esquerda. O tratamento estatístico mostra que as carteiras escolares são incompatíveis aos alunos , principalmente no que se refere às alturas do ,assento e da mesa. Quanto à mesa, foi possível determinar por via indireta a equação que calcula a altura teórica confortável da mesa de apoio , para cada aluno, a partir de medidas da altura poplítea, comprimento do tronco e comprimento do braço. Os resultados do questionário, identificam o perfil social , cultural e económico dos alunos da amostra. Conclui, que é de fundamental importância, a implantação e execução de um Programa de Orientação Postural, antecedido de um trabalho de consciência profissional e reformulação dos atuais exames biométrico.

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