Estudo Comparativo de Comportamentos de Indisciplina nas Aulas de Educação Física em Dois Contextos Escolares Diferenciados.
Por Luís Sena Lino (Autor), Paulo Ramos Oliveira (Autor).
Em X Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A indisciplina, por parte dos alunos, constitui um problema que se tem vindo a constatar nas nossas escolas, em todos os domínios, inclusive, no da Educação Física. Tratando-se de um tema recorrente no ensino, o mesmo tem sido objecto de diversos trabalhos de investigação, não só a nível do ensino geral (Doyle, 1986; Estrela, 1986; Kounin, 1970), como também no da Educação Física (Beckers-Ledent et al., 1995; Brito, 1986; Mendes, 1995; Piéron & Emonts, 1988; Rosado, 1990). O objectivo do estudo centrou-se na caracterização e análise comparativa dos comportamentos de indisciplina verificados nas aulas de Educação Física, em turmas de Currículo Normal e em turmas de Currículo Alternativo, quer em Meio Urbano, quer em Meio Rural.