Resumo
O presente estudo teve como objetivo observar as duas situações nas quais a Educação Física escolar se apresenta nas quatro primeiras séries do primeiro grau da Rede Municipal de Ensino Público do Município do Rio de Janeiro, e investigar se nos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), onde ela existe para esse segmento escolar, a sua simples existência está contribuindo de maneira positiva para os processos de crescimento e desenvolvimento dos alunos. No que se refere à metodologia, o estudo desenvolvido é caracterizado como uma pesquisa descritiva, de acordo com a conceituação de Kerlinger (1964), Ary, Jacobs e Razavieh (1972) e Meyer (1979). Avaliou-se e comparou-se o crescimento dos alunos das escolas e do CIEP, através das medidas do peso corporal e da estatura. O desenvolvimento foi avaliado através da aferição do percentual de gordura corporal e das capacidades aeróbica e anaeróbica, medidas em teste de corrida de 1000m e 50 m, respectivamente. A amostra, composta por alunos de ambos os sexos matriculados no primeiro segmento do primeiro grau de duas escolas e um CIEP da Rede Municipal de Ensino Público, compreendidos entre as faixas etárias de 8 e 12 anos, foi testada no início e ao término do ano letivo. O estudo demonstrou não haver diferença significativa entre os dois grupos em nenhum dos parâmetros considerados. Com base nos resultados da pesquisa, recomendou-se que se realizassem estudos longitudinais, a fim de se verificar se estes resultados ocorreram somente em função do exíguo tempo de observação. As conclusões apontam para a necessidade de se considerar parâmetros de crescimento e desenvolvimento na elaboração de um planejamento de Educação Física, para que se atinja a educação global do indivíduo, facilitando a integração com as outras áreas, alcançando o objetivo maior da educação transformadora.