Resumo

Um dos argum.entos utilizados pelos professores que se opõem à co-educação nas aulas de Educação Física Escolar, refere-se à idéia de que o sexo masculino é prejudicado pela presença feminina, pois consideram que as meninas atrapalham e atrasam o desenvolvimento dos aspectos fisico e motor dos meninos, considerados jncondicio~~ente superiores em tais aspectos. No intuito de investigar e discutir esta e outras questões relativas ao terna, foi realizada uma dissertação de mes(!ado cuja parte da pesquisa de campo será agora apresentada. O objetivo foi de comparar turmas mistas e separadas por sexo quanto ao desenvolvimento de algumas capacidades fisicas (força abdominal, força de membros superiores, agilidade e flexibilidade) c de algumas habilidades motoras do handebol (arremesso com e sem apoio, drible e passe). Foram utilizados oito testes, convencionais (CELAFISCS) e adaptados, aplicados em duas etapas (teste e releste com o tempo de intervenção de 75 dias). A amostra foi composta por 234 sujeitos de quatro escolas públicas, sendo que em cada escola, faziam parte da amostra três turmas (uma mista, uma masculina e uma feminina) de uma mesma série, com o mesmo professor e conteúdo. A análise estatística consistiu-se na efetuação de: análise de variância (verificação da possibilidade de comparação entre os grupos), Teste T de Student para amostras independentes (comparação dos resultados das turmas) e Teste T de Student para amostras correspondentes (estudo longitudinal). Para verificação da rejeição ou não da hipótese foi .adotado o nivel de significância de 5% (p<0.05).É importante salientar que não foram comparados alunos de sexos diferentes, mas sim alunos do mesmo sexo que participavam das aulas de Educação Física com diferentes formações (mista ou separada por sexo). A análise dos dados permitiu observar que, na escola 1, as diferenças significativas ocorreram em favor das meninas da turma mista nas habilidades de arremessar com apoio e na capacidade fisica força de membros superiores. A turma feminina apresentou melhor resultado que a turma mista na habilidade de passar. Na escola 2 verificou-se novamente a homogeneidade entre as turmas, pois a única diferença significativa ocorreu no passe em favor da turma masculina. A escola 3 apresentou diferenças na capacidade fisica força abdominal, com resultado favorável à turma masculina, e no passe favorável às meninas da turma mista. Na escola 4 as variáveis arremesso sem apoio, na qual as meninas da turma mista sobressaíram, e na força abdominal favorável à turma feminina, houve diferença estatisticamente significante. Portanto os resultados apresentados revelam que as poucas diferenças encontradas, por se apresentarem dispersas, de maneira geral não evidenciaram efetivamente que um ou outro tipo de formação de turmas (mista ou separada por sexo) obteve melhores resultados. Não foram encontradas diferenças entre as turmas, que indicassem prejuízos motores aos alunos que participaram de aulas com turmas mistas ou separadas por sexo. Concluise que a justificativa de que a formação mista das turmas de Educação Física prejudica o desenvolvimento dos aspectos fisicos e motores dos alunos não foi sustentada ou confirmada pelos resultados desta pesquisa.

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