Resumo
O presente trabalho tem como objetivo observar a capacidade de assimilação do aprendizado da natação estilo crawl em crianças de ambos os sexos.Os sujeitos selecionados foram em número de 34 de ambos os sexos na faixa etária de 3 a 8 anos de idade, alunos aprendizes de natação da Escola Trampolim de Natação e Ginástica.Foram utilizados como instrumentos uma trena para medição das distâncias percorridas (nadadas), balança para obtenção do peso e fita métrica para determinação da estatura, utilizou-se, também, uma ficha global em que todos estes dados quinzenalmente eram lançados. Para a realização do trabalho, foram observados 3 meses de aula ou 6 quinzenas.Pelos resultados deste trabalho, encontramos diferenças na assimilação do aprendizado entre as idades observadas, variando o grau de dificuldade de realização à medida que se aumentava a complexidade dos testes que iam sendo realizados.As variáveis que efetivamente interferiram no "desempenho" foram idade, peso e estatura, braçadas alternadas sem apoio com batimentos de pernas (nado em apnéia), nado completo apoiado com respiração técnica e nado completo crawl com técnica.Este trabalho levantou questionamento quanto ao ingresso precoce de crianças no aprendizado da natação, discutindo também os critérios até então adotados para colocar uma criança iniciante em um programa de aprendizagem da natação estilo crawl.Os resultados obtidos demonstraram que as crianças têm uma capacidade de assimilação da aprendizagem rudimentar eficiente a partir dos 5 anos, quase que em condição de igualdade às demais com idade de 5 até 8 anos. Observamos também que, em determinados testes de menor complexidade, o desempenho de toda a faixa etária de 3 a 8 anos se equipara. Concluímos, por fim, que crianças com menos de 5 anos, para aprender a nadar, têm um dispêndio cronológico muito grande, que foge ao objetivo da aprendizagem.