Resumo

Objetivos:
Criar possibilidades de ensino eficaz de esporte demonstrando sua importância dentro ou fora da escola. Comparar a eficácia da aprendizagem esportiva por meio de mini jogos com aquela realizada pelo ensino tradicional formal. Desmistificar e desideologizar discursos sobre esporte situando comportamentos observáveis no ensino e na aprendizagem.

Métodos e resultados:
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Esporte da Universidade Federal de São João del-Rei, resolveu resgatar o estudo comparativo de duas metodologias de ensino para produzir futuras análises sobre a prática pedagógica e o treinamento de crianças e jovens. O foco para este trabalho será a faixa etária situada entre os nove e os doze anos de idade. A seguinte questão orienta a discussão teórico-metodológica. Quais são os aspectos centrais de ambas as metodologias citadas? Ao registrar observações de aulas e treinos em dois grupos distintos, o acúmulo qualitativo dos significados formará a base cumulativa de conhecimentos observáveis que serão analisados com rigorosidade e saturação por parte dos pesquisadores. Os resultados provisórios indicam que não se pode descartar nenhuma das metodologias sem antes compreender sua lógica interna e, nesse sentido, talvez não será possível mesmo tal descarte.

Conclusão:
Este trabalho ainda se encontra em andamento mas é possível observar como conclusão que a eficácia das metodologias será pontuada a partir das diferenças positivas e negativas não havendo necessariamente uma escolha final, baseada em um modelo de ensinoaprendizagem.