Estudo Comparativo Entre o Método Pilates® e Exercícios Terapêuticos Sobre a Força Muscular e Flexibilidade de Tronco em Atletas de Futebol
Por Lara Pertile (Autor), Thaisa Chissini Vaccaro (Autor), Thiago de Marchi (Autor), Rafael Paolo Rossi (Autor), Douglas Grosselli (Autor), José Luis Mancalossi (Autor).
Resumo
Resumo Introdução: O treinamento intenso e repetitivo de um esporte provoca a hipertrofia muscular e a diminuição da flexibilidade. Objetivo: Analisar o comporta nalisar o comportamento da força muscular e da flexibilidade dos músculos extensores de tronco. Métodos: Foram utilizados dois protocolos (exercícios terapêuticos e método Pilates® no solo) em 26 atletas de futebol. A força muscular foi avaliada com o dinamômetro isométrico de tronco e a flexibilidade com o banco de Wells e o flexímetro. Realizaram-se três avaliações: pré, pós-imediata e pós-tardia. Resultados: O protocolo de exercícios terapêuticos incrementou a flexibilidade nas avaliações pré e pós-imediata e pré e pós-tardia, no banco de Wells (p<0,05) e no flexímetro (p<0,05), não se obtendo diferenças com relação à força muscular. Já no GP não houve significância estatística no aumento da flexibilidade e força (p>0,05). Conclusão: Sugere-se que mais estudos sejam realizados, confrontando essas duas modalidades terapêuticas a fim de esclarecer todas as possibilidades de aplicação desses métodos.