Resumo

o presente estudo pretendeu analisar a eficácia do modelo de educação desportiva (med) e do modelo de instrução direta (mid) no ensino do atletismo, em aulas de educação Física. Quarenta e sete alunos participaram neste estudo (24 rapazes e 23 raparigas), dis-tribuídos por duas turmas. Uma turma participou numa unidade do med, enquanto a outra numa unidade do mid, ambas com 20 aulas dedicadas ao ensino do lançamento do peso, triplo salto e corrida de barreiras. na análise dos dados foram realizados testes não-para-métricos, particularmente o teste de mann-Whitney e de Wilcoxon. apesar dos resultados demonstrarem melhorias significativas para ambos os modelos, do teste inicial (pré-teste) para o teste final (pós-teste 1) e para o teste de retenção (pós-teste 2), os maiores pro-gressos ocorreram no med. neste modelo, os alunos melhoraram em todas as habilidades do pré-teste para os pós-testes 1 e 2, enquanto o mesmo não aconteceu com os alunos no mid. para além disso, os alunos que usufruíram do mid apesar de apresentaram melhor desempenho técnico antes de iniciarem o período instrucional este foi anulado no pós--teste 1, tendo inclusive os alunos do med terminado com prestação superior.

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