Estudo Comparativo da Motivação Intrínseca em Escolares Praticantes e Não Praticantes de Dança
Por R. P. Tresca (Autor), Dante de Rose Júnior (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 8, n 1, 2000. Da página 9 a 14
Resumo
A motivação é um fator psicológico que está relacionado à atividade física, seja no aspecto da aprendizagem ou do desempenho. As teorias motivacionais oferecem bons subsídios para analisar alguns aspectos psicológicos inerentes a um trabalho de dança escolar. Este trabalho teve por objetivo investigar, através de comparação entre grupos, se há predominância motivacional intrínseca quando se inclui a dança em aulas de Educação Física Escolar, verificando-se quantitativamente se existem diferenças significantes entre os níveis de motivação intrínseca e extrínseca, e qualitativamente analisando-se as razões apontadas pelos alunos em gostar ou não de suas aulas. Para isto, foi utilizado como instrumento um questionário referente a identificação de motivação intrínseca e extrínseca em aulas de Educação Física. Os resultados mostraram que na análise quantitativa não houve diferenças significantes entre os níveis de motivação intrínseca e extrínseca dos alunos praticantes e não praticantes de dança. Na análise qualitativa, os alunos praticantes de dança apresentaram tendências de estados de ânimo mais positivos, maior presença do componente lúdico, sociabilidade e auto-afirmação. UNITERMOS: Motivação Intrínseca, Motivação Extrínseca, Comportamento Humano, Dança