Resumo

O conceito de Competência tem sido utilizado de forma polissémica e em
diferentes contextos. Nos últimos anos as questões relacionadas com a
Competência têm sofrido um grande incremento no campo profissional da
educação (STOOF et al., 2002). Acredita-se frequentemente que o conceito de
Competência visa de algum modo uma combinação de conhecimentos,
habilidades e atitudes (idem) de que os Profissionais realmente precisam, para
providenciar melhor e mais útil instrução, quer no sector da educação quer no
sector do desenvolvimento dos recursos humanos. O objectivo primordial
deste estudo foi o de verificar qual é a percepção que cada Profissional tem da
sua Competência Profissional. Nele participaram 12 Professores de três Área
Disciplinares (Educação Física, Ciências e Tecnologias e Línguas e Literatura),
com mais de 20 anos de experiência. Para a avaliação da percepção da
Competência Profissional, foram realizadas entrevistas, segundo um guião de
entrevista, fornecido pelos docentes da Faculdade de Desporto da Universidade
do Porto, responsáveis pelo Estágio Pedagógico. As entrevistas foram gravadas
e transcritas na íntegra para posterior tratamento analítico através da análise do
seu conteúdo. Verificou-se que, os Professores das três Áreas Disciplinares
deram especial primazia à dimensão técnica ao definirem Professor Competente.
Apontaram, em ambas as áreas, as categorias do domínio pedagógico, do
domínio das técnicas de ensino e do conhecimento. Contudo, a este propósito,
os Professores de Educação Física referem a motivação intrínseca e as relações
interpessoais e os Professores de Línguas e Literatura mencionam o bom senso/
empatia, categorias não referidas pelas restantes Áreas Disciplinares. No que
diz respeito às principais características, todas as Áreas Disciplinares
mencionaram mais vezes diferentes dimensões. Atribuíram, em comum, as
categorias do conhecimento, e da relação interpessoal. Relativamente às
principais lacunas, os Professores das três Áreas Disciplinares, apontam
sobretudo a dimensão moral, destacando a categoria da motivação intrínseca.
Contudo, apenas os Professores de Educação Física referem a categoria da
organização e do método, enquanto que, os Professores de Línguas e Literatura
mencionam o bom senso/empatia.

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