Resumo

O presente estudo teve como objetivo caracterizar que comportamento ideológico
de liderança de professores de educação física como técnicos à frente de equipes
masculinas e femininas poderia ser caracterizado pelo sistema de avaliação ACS -
criado e desenvolvido com o objetivo de identificar a forma que os técnicos como
lideres se comportam e a maneira pela qual os atletas descrevem os comportamentos
dos seus professores-técnicos à frente de equipes esportivas perante duas dimensões
do comportamento dos lideres: relações interativas e operativas. Fizeram parte do
estudo 78 professores de Educação Física que atuavam como técnicos e 786 alunosatletas (403 homens, 383 mulheres), participantes de equipes escolares de basquetebol,
handebol, futsal e voleibol de escolas do ensino médio dos Estados de São Paulo,
Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os dados foram coletados durante os eventos
oficiais programados pelas Ligas Estaduais e Regionais do Desporto Escolar mediante
a aplicação do Sistema de Avaliação ACS-3. Os dados obtidos foram tratados pelo
programa estatístico próprio do sistema e por procedimentos estatísticos nãoparamétricos: prova de Qui-Quadrado e Kruskal-Wallis Anova (p<0,05). Os
resultados indicaram que as ideologias de liderança empregadas pelos professores
como técnicos variam do estilo democrático liberal ao autoritário centralizador.
Existem tendências por parte dos professores-técnicos líderes e alunos-atletas, de
avaliarem conflitantemente a contribuição das dimensões do comportamento dos
lideres (relação social e operacional) no sentido da eficiência e eficácia de suas
lideranças. Observam-se, ainda, diferenças significativas entre a forma pela qual os
atletas das equipes femininas de basquetebol e futsal descrevem os comportamentos
de seus professores-técnicos e a maneira pela qual os professores-técnicos descrevem
as próprias ideologias de liderança de líderes esportivos. Há evidencias que o estilo
de liderança autoritário participativo predomina nas ações de comando dos
professores líderes frente às equipes masculinas e femininas - seguidos pelos estilos
de liderança autoritários centralizadores, autoritários não participativos e democráticos
liberais. As evidências indicam que o estilo de liderança democrático liberal não
parece significante na forma pela qual professores-técnicos e alunos-atletas descrevem
o comportamento dos lideres a frente das equipes escolares de competição.

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