Estudo do Comportamento Pedagógico de Treinadores de Voleibol em Função do Escalão de Treino dos Atletas e da Formação Acadêmica dos Treinadores
Por Antônio Evanhoé Pereira de Souza Sobrinho (Autor), Isabel Mesquita (Autor), Felismina Rosa Marques Pereira (Autor), Michel Milistetd (Autor), António Fernando Boleto Rosado (Autor).
Em XII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto Língua Portuguesa
Resumo
Dentro do ambiente desportivo, os treinadores têm a capacidade de influenciar a natureza e a qualidade das experiências desportivas. As prioridades que eles promovem, as atitudes e valores que transmitem e a natureza de sua interação com os atletas podem, notadamente, influenciar os efeitos da participação desportiva de crianças e jovens (Smith, Smoll & Cumming, 2007). Desta forma, a análise dos comportamentos de treino em cenários desportivos fornecerá uma ajuda importante para reconhecer, particularmente, como os treinadores facilitam a aprendizagem dos atletas, um aspecto central do comportamento instrucional do treinador (More & Franks, 1996). Woodman (1993) argumenta que é a aplicação do conhecimento e a habilidade para o trasmitir que separa o treinador excelente da treinador comum.