Resumo

Esse estudo teve por objetivos: (a) investigar os procedimentos de avaliação adotados por professores de Educação Física nas escolas oficiais de primeiro grau do Município do Rio de Janeiro; e (b) identificar a forma de participação destes professores, ao repassarem suas avaliações nas reuniões do COC, segundo depoimento dos seus principais componentes - supervisor escolar, orientador educacional e professor regente. Fizeram parte da pesquisa 62 professores de Educação Física, 21 supervisores escolares, 20 orientadores educacionais e 32 professores regentes de 32 escolas pertencentes à rede oficial de ensino de primeiro grau. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta dos dados. Um questionário com 19 questões para os professores de Educação Física, compreendendo duas seções: (a) caracterização do respondente; e (b) procedimentos de avaliação. Um questionário para os membros do Conselho de Classe, contendo trinta itens, divididos em duas seções: (a) caracterização do respondente; e (b) participação do professor de Educação Física no Conselho de Classe. Considerando a natureza da pesquisa, que não previu a formulação de hipóteses, foram levantadas questões de estudo para a sua orientação. Os resultados do estudo indicaram que os professores de Educação Física estão despreparados ou inseguros para atuar no processo de avaliação. Ficou evidenciada uma tendência latente de abordagem tradicionalista, em detrimento de uma postura sócio-antropológica, voltada para o meio da aprendizagem. Quanto às reuniões do Conselho de Classe, se revelaram inadequadas para a constatação da atuação do professor de Educação Física, em função da inexistência, dentro do próprio COC, de um referencial teórico, assim como de uma diretriz pedagógica de trabalho, que pudesse orientar seus membros quanto aos critérios para a avaliação integrada do aluno.

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