Estudo da Mobilidade Funcional de Hemiparéticos Crônicos Tratados com Fisioterapia no Formato de Circuito de Treinamento
Por Augusto Cesinando de Carvalho (Autor), Lúcia Martins Barbatto (Autor), Tânia Cristina Bofi (Autor), Fabiana Araújo Silva (Autor).
Em ADAPTA a Revista Profissional da SOBAMA v. 11, n 1, 2015. Da página 19 a 25
Resumo
A reabilitação física após um acidente vascular cerebral objetiva melhorar a capacidade funcional de hemiparéticos. A Fisioterapia em Grupo no formato de Circuit Training (FGCT) é um modelo terapêutico que utiliza exercícios funcionais específicos com foco na repetição e na progressão contínua em espaço denominados de estações que são organizadas em um formato de circuito. O objetivo deste trabalho foi avaliar a mobilidade funcional, a marcha e a coordenação de hemiparéticos crônicos submetidos à Fisioterapia em Grupo no formato de Circuito de Treinamento. Os pacientes foram avaliados com testes motores funcionais: 1-Time up and go (TUG); 2- Teste de velocidade de marcha de 10 metros (TVM); e 3- Lower Extremity Motor Coordination Test (LEMOCOT). Os resultados não demonstraram alteração significante após um período no desempenho do motor avaliado pelos testes após 3 meses de treinamento com FGCT porém, pode-se inferir que os pacientes tiveram a oportunidade de se beneficiar com exercício e aumentar a sua participação na sociedade contribuindo na sua convivência social evitando o sedentarismo.