Estudo da Multidimensionalidade do Mabc-2 (7 a 10 Anos) em Crianças da Região Metropolitana de Recife-pe
Por Hanne Alves Bakke (Autor), Silvia Wanick Sarinho (Autor), Maria Teresa Cattuzz (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi de analisar a multidimensionalidade do MABC-2 (7 a 10 anos) em crianças brasileiras. Foram avaliadas 123 crianças (7 a 10 anos) da região metropolitana de Recife (PE), sendo 64 do sexo masculino e 59 do feminino. Os dados foram avaliados quanto à normalidade com o teste de Kolmogorov-Sminov e à adequacidade da realização da Análise Fatorial (AF) com os testes de adequacidade da amostra de KMO e as medidas individuais e de Esfericidade de Bartlett. O método de extração foi principal axis factoring (rotação Varimax), com aplicação da Parallel Analysis (Monte Carlo Simulation) para determinar o número de fatores. Os subtestes apresentaram baixa correlação entre si, com medidas individuais insatisfatórias em dois dos subtestes. A Parallel Analysis identificou a presença de dois fatores, com agrupamento diferente do MABC-2 e com subtestes sem cargas fatoriais significativas nos fatores. A exclusão de três subtestes resultou em um modelo melhor ajustado. Apesar de confirmada a multidimensionalidade, esta divergiu daquela proposta pelos autores, com problemas nas correlações das variáveis, extração no número de fatores, assim como no agrupamento dos subtestes. A exclusão de três subtestes (DM3, AR2 e EQ 3) revelou um modelo mais ajustado.