Resumo
Este estudo teve como propósito geral estudar as alterações morfológicas do sistema locomotor da população escolar do ensino fundamental, de ambos os sexos do município de Marechal Cândido Rondon – PR, provenientes das redes particular urbana, pública urbana e pública rural de ensino. Para tanto, além da avaliação postural computadorizada, com o intuito de analisar os possíveis desvios, desníveis e assimetrias do aparelho locomotor, levantou-se o perfil desses escolares referente às suas rotinas e hábitos posturais no dia-a-dia. Efetuaram-se também, palestras e demonstrações práticas sobre a importância das posturas corporais para melhor adaptação aos escolares. Aos pais sobre postura corporal e suas relações com o trabalho pesado, e aos professores sobre postura corporal e adaptação do sistema locomotor. Para a realização avaliação postural dos respectivos escolares, estabeleceu-se a utilização do método da avaliação postural computadorizada. Com o objetivo de conhecer o perfil referente a rotina e hábitos posturais, utilizou-se um questionário desenvolvido especificamente para o estudo em questão. Esse questionário foi composto de perguntas abertas e fechadas, em que os escolares especificaram seus hábitos posturais no dia-a-dia, após uma prévia explicação do mesmo objetivando eliminar quaisquer dúvidas. Nesse sentido, tornou-se necessário o estabelecimento de uma população- amostra, selecionada segundo critérios de acessibilidade. A referida amostra foi composta por 228 escolares de ambos os sexos, faixa etária entre 7 e 14 anos, regularmente matriculados no ensino fundamental (1ª a 8ª série), pertencentes ao Colégio Rui Barbosa (particular – zona urbana), Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta (zona urbana), Colégio Estadual Iguiporã (zona rural), Escola Municipal Criança Feliz (zona urbana ) e, Escola Municipal Porto Mendes (zona rural). O tratamento estatístico aplicado aos dados coletados foi o Teste t de Student (nível de significância 5% e 1%) e, Teste de correlação. Os resultados obtidos neste estudo mostraram incidência de alterações na postura corporal, tanto na região superior quanto inferior do corpo. Na região superior, constatou-se prevalência significativa de desvios nos ombros escápulas dos escolares avaliados. Na região inferior, verificam-se diferenças significativa na posição da pelve e assimetrias dos membros inferiores. Em relação as curvaturas lordótica e cifótica, confirmaram-se alterações com diferenças significativas tanto para os ângulos cifótico quanto lordótico, mensurados a partir dos perfis direito e esquerdo. Infere-se, a partir desses dados, que são necessários esclarecimentos aos escolares sobre sua postura corporal, bem como, orientações aos professores e pais desses adolescentes, uma vez que os mesmos mostraram deficiência generalizada a respeito do assunto na ocasião das palestras. As escolas necessitam adequar os mobiliários aos diferentes tamanhos e idades dos aluno que a freqüentam diariamente. As disciplinas do setor educacional relacionadas à saúde de um modo geral, devem atentar para uma análise postural precose, realizando pelo menos uma avaliação anual em todos os escolares, com o intuito de detectar os problemas na sua fase inicial e indicar os casos mais sérios para um atendimento especializado.