Resumo

A partir da preocupação com o significante número de bailarinas lesionadas,surgiu o interesse em estudar o processo de ensino dos sete movimentos básicos do ballet. A amostra foi constituída por quinze mestres de seis Escolas de Dança situadas no bairro de Jacarepaguá, Município do Rio de Janeiro, os quais responderam a um questionário aberto composto por seis perguntas. Objetivos imediatos: identificação da idade em que são ensinados estes movimentos, lesões mais freqüentes, os cuidados tomados pelos mestres, movimentos mais propensos a lesões e existência de uma faixa etária onde estas predominariam. O resultado do estudo demonstra que: a) o início do ensino ocorre em torno desete anos deidade; b) o SAUTÉ e o RELEVE são os movimentos de maior risco; c) tendinitese entorses são os principais problemas desta população; d) a adolescência é a etapa onde este índice torna-se elevado. Conclusões: de acordo com os mestres, a idade para o início do ensino, relaciona-se à condição de interpretação das solicitações e correções. Para minimizar os riscos potenciais de lesões, é proposto demonstrá-los adequadamente, corrigir e alertar tátil e verbalmente os alunos. A maior ocorrência de lesões na adolescência está relacionada ao aumento do volume e intensidade de treino, bem como a fatores característicos desta faixa etária, cabendo citar o crescimento desproporcional entre as partes corpóreas que acarreta prejuízos no equilíbrio e percepção corporal.